Retromania

Nunca se bebeu tanto nas décadas passadas como no nossos dias.

No vestuário revivem-se tendências dos anos 60, 70. Na música há uma visível mania pelos  80's eighties. No mobiliário por vezes escolhe-se o kitsch, o vintage (que são  palavras na moda). A moda das drogas continua, agora  em fórmulas químicas avançadas, muito  além da tranquila marijuana dos tempos hippies. Não me posso alongar nesta área pois sempre preferi a realidade, mas noto que queremos voltar para trás.

Contra a indústria alimentar massiva e as indústrias poluentes surgiram as modas bio e verde que procuram recuperar a Natureza. Se foi uma revolução comprar os produtos em embalagens herméticas e se assistiu à grande  modernidade dos sacos plásticos dos supermercados ao princípio escassos (lembro-me da minha avó os lavar e estender a secar depois de usados, eram “valiosos”). Hoje é melhor voltar a ir de cesta às compras ou levar os famosos sacos de pano à venda por todo o lado até em forma de cogumelo ou morango – há para todos os gostos.

Na verdade nestes dias de ultra-hiper-liberalismo-plus que derrama na Europa nostálgica da posição central que sempre pensou ter no mundo, ignorando que os outros continentes existiam na forma de civilização e não apenas de espaço geográfico, nesta Europa que perde de dia para dia cada vez mais qualquer ideia vaga de supremacia, o vazio puxa-nos para trás, andamos à procura de um outro tempo.

Nas formas de economia alternativa em que surge até uma moeda plástica que pode comprar, nas associações de troca de serviços , hortas urbanas comunitárias, nas assembleias populares de bairro encontramos uma forma silenciosa de dizer que estamos contra o sistema que engorda ricos e emagrece pobres.

É esta a Europa que temos tão “politicamente correcta” na defesa dos direitos humanos, tão paternalista em relação a África como um resto de vocação colonialista, é esta Europa que tenta construir há décadas uma identidade europeia, enfim, é neste “velho continente” que acordamos todos os dias cada vez com mais retro-manias.

Posted on May 5, 2015 .